quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sistemas de Informação Transacional (SIT)

1 – Introdução

Em qualquer organização, pública ou privada, existem os principais processos operacionais relacionados, de apoio e derivados do(s) tipo(s) do negócio associados ao cumprimento da missão da organização, que geram as atividades de missão crítica. Ao prestar os serviços públicos, efetuar compras de materiais e serviços, realizar operações financeiras, contratar pessoal, e assim por diante, uma organização pública gera todos os tipos de transações, são as tarefas rotineiras e repetitivas que caracterizam o funcionamento da máquina da administração pública.

Toda transação pode gerar outras transações, numa malha complexa de causa e efeito. Por exemplo, comprar materiais muda o nível de estoques e pagar um funcionário reduz o caixa disponível da organização. Como as operações matemáticas da maioria das transações são simples e o volume é grande e repetitivo, é muito fácil computar essas transações. O sistema de informação computadorizado que dá suporte para estas tarefas, aceita estes processos de transações, é denominado Sistema de Processamento de Transações (TPS – Transaction Processing System), ou Sistema de Informação Transacional (SIT).

Esses sistemas são tão úteis para as organizações modernas quanto o eram nos anos 50. A diferença é que os sistemas atuais de processamento de transações são muito mais sofisticados e complexos.

2 – Principal Objetivo de um SI Transacional

O principal objetivo do Sistema de Informação Transacional é obter, processar e fornecer todos os dados obrigatórios estabelecidos por regras de negócio e legislação, envolvidos com as funções básicas, que sustentam a operação da organização relacionadas com sua missão, seus programas e seus projetos.

Tais sistemas objetivam, assim, apoiar a execução automatizada parcial e/ou total de tarefas rotineiras estruturadas, em que são claros os procedimentos, as regras de decisão e os fluxos de informação, e visa a eficiência, traduzida pela redução de custos e tempo ou, ainda, por aumento de produtividade.

3 – Características dos SI Transacional

  • Processa grandes volumes de dados.
  • Necessita de alta velocidade de processamento devido ao alto volume de dados.
  • A maioria das fontes de dados é interna e a saída é destinada principalmente a um público interno. Isto é, as transações estão preponderantemente vinculadas ao atendimento das necessidades de processamento departamentais. Entretanto, os clientes externos e parceiros de negócio podem contribuir com dados e usar diretamente os dados de sidas do SI Transacional.
  • Processa informações regularmente – diariamente, e/ou semanalmente, e/ou algumas vezes por semana, e/ou por transação, entre inúmeros outros tipos de freqüência de processamento.
  • Exige uma grande capacidade de armazenamento de dados (banco de dados).
  • Os dados recebidos e produzidos são organizados e formatados de modo padrão.
  • Alto nível de detalhamento, principalmente nos dados recebidos, freqüentemente, e nos dados produzidos também.
  • Pouca complexidade de cálculo – operações matemáticas e estatísticas simples.
  • Necessita de alto nível de precisão, integridade de dados e segurança (incluindo a privacidade de dados pessoais).
  • Requer muita confiabilidade de processamento. As interrupções no fluxo de dados do TPS podem ser fatais para a organização.
  • A possibilidade de consultar arquivos e bando de dados é imprescindível.

As aplicações voltadas ao processamento de transações foram os primeiros sistemas empresariais computadorizados, porque automatizavam tarefas altamente organizadas e repetitivas e podiam gerar benefícios tangíveis.

Os sistemas transacionais foram mais usados primeiramente nas funções de contabilidade, orçamento e finanças, mas atualmente são consagrados em todas as operações rotineiras de todos os departamentos das organizações públicas, o que inclui os sistemas de compras e licitações, administração de almoxarifados e materiais, suporte aos inventários, arrecadação e processamento de todos os tributos, taxas, impostos, dívida ativa e execução fiscal, patrimônio, recursos humanos, educação, saúde, serviços urbanos, assistência social, processos e expedientes e um sem-número de outros exemplos.

6 comentários: